
A mudança do jornal para o digital abriu muitas portas para anúncios classificados , mas também levantou alguns novos obstáculos a serem superados. Alguns dos principais desafios que os anunciantes podem enfrentar incluem:
- Construindo uma Visão Geral do Cliente: Embora não seja uma preocupação do ponto de vista do anúncio em papel, a publicidade digital permite algum nível de coleta de dados, fornecendo mais informações sobre quem está fazendo compras. No entanto, como as informações próprias disponíveis geralmente são limitadas, não há uma boa maneira de acompanhar toda a jornada do cliente.
- Gestão de estoque: Gerenciar estoque em diversas plataformas diferentes pode ser um desafio, levando a complicações com reservas eficientes. Ferramentas automatizadas e portais de autoatendimento podem aliviar a carga, mas isso significa implementar as soluções certas com antecedência.
- Diversificação em muitas plataformas: quando os dados estão espalhados por diversas plataformas, como vários sites classificados, a coleta manual de dados pode ser uma parte crucial do processo – mas também pode levar a erros e problemas na criação de uma imagem completa do comportamento do cliente-alvo.
- Simplificando as vendas de anúncios: adicionar uma nova abordagem de publicidade pode beneficiar sua empresa, mas também pode adicionar uma nova camada de complexidade ao seu processo. Para evitar trabalho extra, é fundamental encontrar uma maneira de agilizar as vendas de anúncios, e isso geralmente significa aproveitar novos recursos.
- Gerenciando atividades de compra e venda: Sem a abordagem correta para as atividades de compra e venda, é fácil perder dados importantes na briga. Adicionar uma nova estratégia significa mais responsabilidades de gestão.
Tendências de classificados online
Os classificados da velha escola não deixavam muito espaço para inovação, mas o formato digital deixa. Os anúncios online de hoje são completamente diferentes dos pequenos trechos na última página, aproveitando novas oportunidades para atrair a atenção e impulsionar as vendas. Para empresas novas neste espaço, é vital entender o que está funcionando e as melhores maneiras de obter vendas.
- Anúncios móveis: A evolução dos dispositivos móveis, incluindo carteiras móveis para pagamento, teve um grande impacto na direção dos classificados online. Com o aumento dos smartphones – estima-se que 7,7 mil milhões de smartphones estarão em uso até 2022 – e a evolução da publicidade gráfica móvel, há muitas oportunidades no espaço dos dispositivos móveis.
- Vídeos e imagens aprimorados: fotos e vídeos são uma forma atraente de incentivar uma venda. Muitos consumidores hesitam em fazer qualquer tipo de compra sem examinar o que vão comprar, mesmo as menores. Para impulsionar uma venda como a de um carro ou de uma casa, as imagens ajudarão a fechar o negócio de uma forma que as palavras por si só não conseguem.
- Dados primários: Com o fim dos cookies de terceiros no horizonte, as marcas estão trabalhando para aproveitar os dados primários de maneiras novas e inovadoras. O uso de anúncios classificados para capturar informações do cliente permitirá que as marcas atinjam de forma mais eficaz os compradores certos, na hora certa e no lugar certo.
- Inteligência Artificial: A IA está mudando o cenário da publicidade digital em geral, por isso não é surpreendente que isso se estenda aos classificados. Desde a coleta de dados de clientes até a redução da probabilidade de spam e golpistas, a IA tem o potencial de melhorar as receitas e reduzir o desperdício.
Os benefícios das plataformas de publicidade de autoatendimento

As plataformas de publicidade de autoatendimento já existem há muitos anos em muitas formas diferentes, mas os anúncios classificados online também podem aproveitar essas oportunidades. E não é apenas unilateral; tanto editores quanto anunciantes podem se beneficiar neste espaço.
Benefícios para editores
Existem algumas vantagens para os editores em relação às plataformas de publicidade de autoatendimento, incluindo:
- Menos envolvimento: com os anunciantes fazendo a sua parte de forma independente, os editores têm muito menos responsabilidades para gerenciar.
- Processo simplificado: as plataformas de autoatendimento são projetadas para minimizar o incômodo na colocação de anúncios, agilizando o processo de uma forma que reduz as etapas manuais dos editores.
- Aumento de vendas: quando os editores não estão ocupados fazendo o trabalho pesado de facilitar a colocação de anúncios, eles têm mais recursos disponíveis para dedicar a outras áreas, levando ao aumento geral das vendas.
- Destacando-se na multidão: quando um editor tem uma plataforma de autoatendimento fácil de usar, os anunciantes ficam muito mais propensos a morder. Eles também desejam um processo fácil, e lidar com as coisas sozinhos em vez de trabalhar com uma pessoa pode ser muito atraente.
Benefícios para anunciantes
Os editores não são os únicos que podem se beneficiar de um modelo de autoatendimento. As vantagens neste espaço para anunciantes incluem:
- Mais controle: quando o editor não está no controle, os anunciantes automaticamente têm mais controle. Todas as opções disponíveis são claras desde o início, sem a necessidade de conversar com um editor ou trabalhar de acordo com a programação do editor.
- Retornos mais rápidos: sem mais ninguém envolvido no processo de posicionamento, os anúncios podem ser colocados de forma rápida e fácil no momento que for melhor para o anunciante.
- Autossuficiência: plataformas autossuficientes significam que os anunciantes podem impulsionar todos os elementos de suas campanhas sem exigir que um editor ajuste ou promova determinadas soluções. Os dados ficam disponíveis em tempo real e as alterações podem ser feitas sem passar por outra pessoa.
- Abordagem amigável: as plataformas de autoatendimento são projetadas para serem fáceis de usar, dando aos anunciantes acesso aos recursos de que precisam de uma forma fácil de gerenciar e sem qualquer confusão.
Os classificados online não são adequados para todos os negócios, mas para aqueles que possuem um modelo de negócios que poderia se beneficiar desse tipo de publicidade, há muitas vantagens a serem consideradas. Com a capacidade de atingir novos clientes num espaço de custo mais baixo, de uma forma que aproveite as tecnologias emergentes, compreender as oportunidades disponíveis poderá fornecer uma nova direção tanto para editores como para anunciantes
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